Contagem | 10 de abril de 2024

História de Contagem: Herança Africana

por

Comunidade Quilombola dos Arturos e Irmandade Os Ciriacos narram suas histórias em Contagem

 
 

A Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, o último País das Américas a colocar um ponto final nesse criminoso período social, foi sancionada no dia 13 de maio de 1888. Tendo essa vitória como um norte, o segundo episódio do Podcast Trem Pra Fazer em Contagem, intitulado Herança Africana, estará disponível no Spotify e demais plataformas de podcast, como a Apple Podcasts, no dia 13/04/2024. Ouça:

Depois de contar a história do surgimento de Contagem, regressando até o período colonial, na época da coroa portuguesa, e viajando até a década de 30, já na revolução industrial, com o surgimento da Cidade Industrial, o Podcast Trem Pra Fazer, agora, mergulha nas heranças africanas presentes no município metropolitano. A Comunidade dos Arturos e a Irmandade Os Ciriacos são a coluna vertebral do episódio.

“Se não são eles para guardarem essa cultura e ir passando isso de geração em geração, se a gente esperasse isso do estado, de uma lei, a gente não teria isso. Então, essa resistência foi importante para mostrar para a gente também educativamente que a gente precisa resistir, que a gente precisa construir uma cidade que olhe para a cultura a partir da sua diversidade.”

Fábio Leão, historiador e mestre em educação

Para contar a história dos Arturos, o jornalista Felipe Pedrosa entrevistou Zé Bengala, que é sobrinho de Mário Brás da Luz, filho de Arthur Camilo, o fundador do quilombo. E, para trazer à tona a história da Irmandade Os Ciriacos, o pesquisador foi até o Antônio Jorge Muniz, filho de Ciriaco Celestino, que recebeu de “herança” a guarda de congado.

“Eu não tenho dúvida de que o segundo capítulo dessa produção, entre os sete episódios que o podcast vai ter, é o mais marcante, pois ele cumpre um papel importantíssimo de lançar luz em histórias que sofreram tentativas de apagamento ao longo do tempo.”

Felipe Pedrosa, apresentador e pesquisador do podcast

A primeira temporada do Podcast Trem Pra Fazer em Contagem, aprovada no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, contará com sete episódios. Todos os capítulos serão lançados no mês de abril de 2024 e ficarão disponíveis no Spotify. Confira o teaser:


FICHA TÉCNICA DO PODCAST TREM PRA FAZER

Criação, apresentação, roteirista, pesquisador e idealizador:
Felipe Pedrosa

Operação de Áudio (e pitacos na direção):
Ana Caracol

Edição e Finalização:
Eugênio Neto

Arte de Capa:
Henrique Parentoni

Revisão dos Roteiros:
Renata Crepaldi

Podcast Gravado no Estúdios:
Scriptus Comunicação

Transcrições de Entrevistas:
Júlia Bigão, José Vitor Melgaço e Amanda Rocha

Leia o roteiro deste episódio

➡️ O Podcast Trem Pra Fazer em Contagem foi aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

História de Contagem a partir da ótima africana
   

COMENTÁRIOS