História de Contagem: da Abóbora à Indústria
por Trem Pra FazerLançado no dia 6 de abril de 2024, podcast conta a história da cidade metropolitana desde o período colonial
Emancipada em 1911, a cidade de Contagem vai completar 113 anos no dia 30 de agosto de 2024. Apesar da “pouca idade”, a História de Contagem ainda é pouco conhecida pelo seu próprio povo e pelos seus próprios moradores. E é esse passado, desde o período colonial, que o Podcast Trem Pra Fazer em Contagem visitou no episódio de estreia, batizado como “Da Abóbora À Indústria”.
Lançado oficialmente no dia 6 de abril de 2024, data em que o projeto Trem Pra Fazer ministrou um workshop gratuito sobre podcast no Parque Gentil Diniz, no Centro de Contagem, o episódio de estreia — apresentado, coordenado e pesquisado pelo jornalista mineiro Felipe Pedrosa — traz narrativas singulares sobre a História de Contagem.
Entre os entrevistados do episódio “Da Abóbora à Industria”, estão o historiador e mestre em educação Fábio Leão, que coordena um curso preparatório na Biblioteca Cultural Capa Bode, e o José Bonifácio, que é mais conhecido como Zé Bengala. Ele é neto de Arthur e de Carmelinda, fundadores da Comunidade dos Arturos.
“Para falar da história de Contagem, é preciso falar de muito antes da chegada da indústria por aqui, porque a cidade ela vai sendo construída pelas mãos das pessoas que foram escravizadas.”
Fábio Leão, em um dos trechos do episódio
O Podcast Trem Pra Fazer em Contagem, aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, é um produto original do projeto Trem Pra Fazer, que foi criado em 2014 pelo jornalista Felipe Pedrosa. A produção, ao todo, vai contar com sete episódios. Confira o teaser:
O segundo episódio do Podcast Trem Pra Fazer em Contagem seguirá contando a história da cidade de Contagem. No dia 13 de abril, tanto no Spotify quanto em outros tocadores de podcast, você poderá conferir o capítulo sobre a Herança Africana no território de São Gonçalo da Contagem das Abóboras.
FICHA TÉCNICA DO PODCAST TREM PRA FAZER
Criação, apresentação, roteirista, pesquisador e idealizador:
Felipe Pedrosa
Operação de Áudio (e pitacos na direção):
Ana Caracol
Edição e Finalização:
Eugênio Neto
Arte de Capa:
Henrique Parentoni
Revisão dos Roteiros:
Renata Crepaldi
Podcast Gravado no Estúdios:
Scriptus Comunicação
➡️ O Podcast Trem Pra Fazer em Contagem foi aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.