Contagem | 7 de maio de 2024

História de Contagem: Carnaval de Rua

por

Bloco Maria Baderna nasceu em meio aos protestos populares em Contagem, no ano de 2013

 
 

No ano de 2009, o Carnaval de Rua de Belo Horizonte começou a renascer. Não demorou muito para que essa onda invadisse a cidade de Contagem, cidade vizinha da capital mineira. Entre os blocos que brotaram no município e que agora fazem parte da potente História de Contagem, está o Maria Baderna, que é o tema central do quinto episódio da primeira temporada do Podcast Trem Pra Fazer. Intitulado Carnaval, o capítulo foi lançado no dia 27 de abril, no Spotify e demais plataformas de podcast, como Apple. Ouça:

O quinto episódio da primeira temporada do Podcast Trem Pra Fazer foi lançado no mesmo dia e horário do capítulo que retratou a resistente cena teatral em Contagem. A escolha não foi em vão, pois o bloco Maria Baderna tem uma ligação direta com a ocupação das ruas do município e com o teatro feito na cidade. Ouça:

No centro de Contagem, em uma reunião de amigos, aconteceu a descoberta da palavra baderna, e o Hugo Honorato vira e fala: ‘Gente, vamos fazer o bloco Maria Baderna’. E o Jessé Duarte, que já estava com um grupo de teatro fazendo a maior algazarra pela cidade, pegou essa ideia junto e fomos construindo pouco a pouco o nosso Bloco Maria Baderna.” 

Camila Polatscheck, artista e carnavalesca

O Maria Baderna, que já teve sua história revelada neste espaço online (leia aqui), não foi o primeiro e nem será o último bloco de carnaval de Contagem. Antes do nascimento do Baderna, dois outros blocos já estavam nas ruas fazendo a festa. Um deles é o Bloco Butequeiros, conforme contou Rafael Gonçalves para o podcast do Trem.

“Aí, a gente começou com 50 pessoas, em 2012, e a comunidade do lado, do Bar do Feio, topou e abraçou a ideia. Os vizinhos abraçaram, e aí o bloco só foi crescendo. E a gente tinha um lema: ‘Preserve o planeta, ele é o único que tem cerveja.”

Rafael Gonçalves, fundador do bloco Butequeiros

Na História de Contagem, o que não falta é relato de ocupação urbana por meio da arte e da cultura, conforme foi mostrado no episódio três desta temporada. Prova disso é que um outro bloco fez história na cidade. E esse bloco era 100% dedicado ao universo da música eletrônica e ao ofício dos DJs. Em uma das edições, o Acadêmicos da Bateria Eletrônica chegou a levar para a avenida João César de Oliveira o DJ Mau Mau, famoso nas boates de São Paulo e Rio.

História de Contagem: Bloco Maria Baderna

FICHA TÉCNICA DO PODCAST TREM PRA FAZER

Criação, apresentação, roteirista, pesquisador e idealizador:
Felipe Pedrosa

Operação de Áudio (e pitacos na direção):
Ana Caracol

Edição e Finalização:
Eugênio Neto

Arte de Capa:
Henrique Parentoni

Revisão dos Roteiros:
Renata Crepaldi

Podcast Gravado no Estúdios:
Scriptus Comunicação

Transcrições de Entrevistas:
Júlia Bigão, José Vitor Melgaço e Amanda Rocha

Leia o roteiro deste episódio!

➡️ O Podcast Trem Pra Fazer em Contagem foi aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

   

COMENTÁRIOS