Cinema | 8 de dezembro de 2023

“Rock Student: O Som de Uma Geração”: festival marcou época

por

Evento underground, após 20 anos da primeira edição, segue no imaginário da juventude

 
 

Se você tem 30 anos ou mais, se morou ou ainda mora na cidade de Contagem e, claro, se for amante de rock and roll, com certeza você ouviu falar do Rock Student, um festival de bandas de garagem que, durante mais de dez anos, foi o principal atrativo cultural da cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2023, o jornalista cultural e cineasta — além de criador do Trem Pra Fazer — Felipe Pedrosa lançou o inédito documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração”, imortalizando assim esse período tão importante para a cena cultural e roqueira da RMBH. O filme, ainda neste ano, será disponibilizado no canal do Trem Pra Fazer.

Realizado em parceria com a Árvore Filmes, o filme é mais do que o retrato de um festival de bandas de garagem, pois ele traz à tona um recorte da cidade de Contagem, que é nacionalmente conhecida pelo seu parque industrial, e ainda da juventude da época, que encontrou nos palcos e nas pistas do evento uma maneira de ser ouvida e de extravasar. “O Rock Student não foi apenas um festival. Vinte anos após a primeira edição, é possível chamá-lo de movimento, pois ele aconteceu em um período em que Contagem não contava com atrativos culturais tampouco com grandes acontecimentos musicais”, pontua Felipe Pedrosa, que vem retratando a cidade ao longo do tempo.

Além de “Rock Student: O Som de Uma Geração”, Felipe Pedrosa é diretor dos documentários “Bênção”, sobre o benzedor Mário Brás da Luz, herdeiro direto de Arthur Camilo, da Comunidade dos Arturos, e de “Cacos de Lembranças”, que passeia pela cultura oral para narrar a sessentista Casa de Cacos. “Contagem sempre foi vista à margem; o que acontece no município muitas vezes não ganha holofotes; e eu, enquanto cidadão da cidade, acredito que o mundo precisa descobrir esse município e seu povo”, explica o jornalista.

Homem pulando com as pernas encolhidas em cima do palco do rock student

ROCK STUDENT

Exibido duas vezes na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, em Contagem, e uma vez no Cine Santa Tereza, em BH, “Rock Student: O Som de Uma Geração”, em 30 minutos, passeia pela criação do festival, destaca a presença da mulher no festival, narra histórias engraçadas e tristes e reflete sobre o possível fim do evento.

Ao todo, oito pessoas são entrevistadas no filme. Entre elas, Hugo da Silva, que integra o grupo de teatro Maria Cutia, Paulo Souza, guitarrista da banda Exorddium, e Dram Starling, musicista e professora. “A ideia foi costurar o filme com depoimentos diversos, não focar apenas em quem seguiu a carreira musical. Há nomes da cena, por exemplo, que ficaram de fora, mas que tiveram grande participação no Rock Student, como Raphael Salles, Flavinho e Rafael Vegas, músicos que estão numa crescente e realizando um trabalho autoral de grande valor”, conta Pedrosa.

MOVIMENTA CULTURA

Contemplado no edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, “Rock Student: O Som de Uma Geração” conta com uma versão legendada e com uma versão com audiodescrição. O documentário, neste momento, está sendo enviado para festivais de cinema de todo o mundo.

   

COMENTÁRIOS

Sem comentários

Seu e-mail não será exibido.