Ilha do Mel: onde fica e como chegar no paraíso do Paraná
por Renata Crepaldi 🐆Encantadora, ilha é o destino certo para quem busca banhos revigorantes, clima de paz e sossego
A Ilha do Mel está localizada no Estado do Paraná e é um dos destinos mais encantadores do litoral brasileiro! Situada na Baía de Paranaguá, a ilha preservada é famosa por praias paradisíacas, trilhas maravilhosas e um clima tranquilo. O destino foi visitado pelo Trem Pra Fazer, que ficou apaixonado!
Ainda pouco explorada e falada na mídia tradicional, contando ainda com acesso controlado, a Ilha do Mel é perfeita para quem busca sossego, banhos de mar revigorantes e contato direto com a natureza.
Se você é esta pessoa, veja tudo o que precisa saber para planejar sua viagem e curtir este destino!
Como Chegar à Ilha do Mel?
- Acesso: Apenas de barco (coletivo ou individual)
- Portos de Saída: Paranaguá ou Pontal do Sul
- Duração da Travessia: Entre 30 minutos e 1 hora
Após passar alguns dias em Curitiba, cidade acolhedora e que merece ser visitada por todo mundo, nós saímos da capital do Paraná diretamente para Pontal do Sul. Na Rodoferroviária, pegamos o ônibus da Viação Graciosa (a passagem, por pessoa, custou R$ 57).
Ao chegarmos em Pontal do Sul, optamos pela travessia coletiva, que custou R$ 95 (ida e volta por pessoa). Caso você não retorne no mesmo dia, o bilhete terá a duração de um mês, conforme explicado pela equipe responsável pelo transporte náutico.
A viagem de Curitiba até Pontal do Sul teve a duração de 4h. Nós fomos na alta temporada, pré-Réveillon, portanto, a estrada estava abarrotada e passamos também por alguns engarrafamentos. Curiosidade: a estrada que vai para Pontal do Sul é a mesma utilizada por quem vai sair descer pra BC (Balneário Camboriú).
Já a travessia de barco teve a duração de 30 minutos (o tempo normal) e não tivemos que esperar nenhum minuto para embarcar.
Tem Uber? Tem Táxi?
Ao chegarmos à Ilha do Mel, fomos a pé para a nossa pousada, carregando as nossas bagagens, já que as rodinhas da mala não deslizam pelo chão de areia. Você precisa lembrar que numa ilha inóspita como é o caso da Ilha do Mel não há carros ou outros veículos de combustão.
Ou seja, não há Uber, 99 Táxi ou outro aplicativo de transporte!!!
Para quem não tem disposição de carregar a própria bagagem ou para quem ficará hospedado longe do Trapiche (local de embarque e desembarque do barcos), existem serviços de carregamento das bagagens (paga-se para um profissional levar em um carrinho de mão as suas malas até o local da sua estadia).
Optamos por não contratar o transporte de bagagens, afinal, o Trapiche está localizado a cerca de 300 metros da pousada que reservamos. Saiba onde se hospedar na Ilha do Mel?
Melhor Época para Visitar a Ilha do Mel
A temporada de outubro a março é ideal para você conhecer a Ilha do Mel, localizada no litoral do Paraná. É nesse período que o clima estará mais quente e com menor chance de chuvas. O verão costuma ser mais movimentado, mas oferece o máximo em beleza natural e diversão.