Teatro em Contagem: Parque Ecológico vai ‘virar’ um hospital
por Trem Pra FazerEspetáculo “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática” será apresentado no dia 15/03, a partir das 17h
Se você está em busca de uma peça de teatro em Contagem, na Região Metropolitana de BH, leia este post até o fim. É que o espetáculo “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática”, livremente inspirado no conto “Só Vim Telefonar”, do autor Gabriel García Márquez, vai invadir o Parque Ecológico (rua Paineiras, 753, Eldorado), no dia 15 de março.
Ao todo, serão quatro sessões de “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática”: 17h, 18h, 19h e 20h. Com entrada franca, o público definirá os rumos da história, que acontece em uma unidade de saúde.
De acordo com Cíntia Badaró, que assina a dramaturgia do espetáculo com Vinicius Alves, quando a peça estreou online, no ano de 2022, as pessoas acessaram a história em casa, sozinhas, em um universo particular. Agora, será uma experiência mais imersiva, em que o público encontrará uma cenografia, ações performáticas…
“É como se elas fossem internas do hospital psiquiátrico onde a história acontece. No dia 15, nós teremos uma ambientação, fazendo com que a relação do ouvinte com a narrativa seja diferente do que oferecemos em 2022.”
Cíntia Badaró, atriz e dramaturga
Assim como no formato online, a primeira encenação presencial de “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática” permite que o espectador defina os rumos da história. O ouvinte decidirá se a personagem principal, Maria da Luz Cervantes, segue pelo lado A ou B. Para transportar o público para a saga da protagonista, a peça traz gravações 3D, que simulam a audição humana e envolvem o ouvinte.
“O espetáculo é um reflexo das tecnologias que venho pesquisando. Ele é de fato uma imersão sonora na história que construímos com base no conto de Márquez e nos relatos que colhemos ao longo da pesquisa.”
Vinicius Alves, dramaturgo e técnico
Teatro em Contagem
“Ligação Perdida: Experiência Audiodramática” tem início com Maria da Luz, após passar alguns dias na casa dos pais, voltando para casa. Na estrada, em meio a uma tempestade, o carro velho dela quebra. “Ela tenta telefonar para alguém, mas o telefone não funciona. O espetáculo coloca o espectador no lugar de Maria, que acaba sendo levada para um hospital psiquiátrico”, revela Cíntia.
Aprovado na Lei Paulo Gustavo – Contagem, o espetáculo propõe um diálogo com a realidade e uma reflexão sobre a marginalização e exclusão dos considerados indesejáveis sociais.
“Este trabalho não tem um caráter documental, mas ele é baseado em histórias reais”, pondera Vinicius.”
Vinicius Alves, dramaturgo e técnico
O espetáculo conta com as vozes de Cíntia Badaró, Danielle Sendin, Diogo Horta, Fabiana Brasil, Natália Moreira, Rachel Coelho, Raquel Castro, Thales Brener e Vinicius Alves. O trabalho traz ainda a participação especial de Tarsila Badaró Romualdo.
INSPIRAÇÃO
Além da inspiração no conto “Só Vim Telefonar”, em que Gabriel García Márquez reflete sobre a hostilidade, o silenciamento e a violência, “Ligação Perdida: Experiência Audiodramática” é calcado em histórias do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, e de outras unidades psiquiátricas espalhadas pelo Brasil.
A protagonista, a propósito, foi retirada do conto de Márquez. No texto, Maria da Luz é confundida com uma paciente de um hospital psiquiátrico. Após a “confusão”, ela se vê refém do sistema onde a individualidade é constantemente violada, sua voz é calada e todos a sua volta se apresentam como agentes de seu encarceramento sem julgamento. O conto foi escrito no fim dos anos 70, quando o autor estava exilado na Espanha por conta das ditaduras da América.
Nessa mesma época, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais, passava pelos seus piores anos de abuso e descaso, o que é chamado de “Holocausto Brasileiro” por pesquisadores e adeptos da luta antimanicomial.
“Ligação Perdida: Experiência Audiodramática”
15/03 (sábado), às 17h, 18h, 19h e 20h
Entrada Gratuita (retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão)
Local: Parque Ecológico (rua Paineiras, 753, Eldorado)
Mais detalhes: @espetaculoligacaoperdida
Além da programação de teatro em Contagem, o Trem Pra Fazer preparou um conteúdo com todas as grandes atrações que vão rolar em Belo Horizonte no mês de março. Escolha o seu rolê!