Contagem | 27 de março de 2025

‘Mãe Solo: Força Silenciosa’ destaca trajetórias femininas

por

Exposição de Daniel Márcio será inaugurada no dia 28/03, na Ocupação Guarani Kaiowá

 
 

A fotografia de Daniel Márcio captura histórias invisíveis. Em seu mais novo trabalho, a exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”, o artista contagense lança luz nas trajetórias de mulheres que enfrentaram e que ainda enfrentam os desafios da maternidade solo com coragem e resiliência. Os retratos que integram a mostra poderão ser conferidos no dia 28/03, a partir das 14h, na Ocupação Guarani Kaiowá (rua Rodrigues da Cunha, 914, São Joaquim), em Contagem.

Daniel Márcio conta que partiu da própria história de vida, assim como da observação da matriarca de sua casa, para o desenvolvimento da exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”, que foi aprovada na Lei Paulo Gustavo – Contagem.

“A minha mãe é mãe solo. Nós somos seis irmãos. E hoje eu sou pai da Olga e do Joaquim. O que me deixa mais feliz é pegar a certidão de nascimento dos meus filhos e ver o meu nome ali. Quando eu pego a minha certidão, a minha identidade, eu tenho um vazio.”

Daniel Márcio, artista visual

Ao todo, Daniel fotografou cinco mães solo e um pai solo na cidade de Contagem — alguns dos personagens são da Ocupação Guarani Kaiowá, que fica no município metropolitano. Cada retrato tem o formato 70 x 40 centímetros.

“Esta exposição fotográfica, que será levada para outros espaços do município, celebra a força dessas mulheres, mas sem romantizar os perrengues vividos por elas. E também traz uma reflexão sobre a diversidade das estruturas familiares na sociedade moderna.”

Daniel Márcio, artista visual

A exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa” busca promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por essas mulheres, abordando temas como independência, superação e redes de apoio. A exposição oferecerá informações sobre locais e iniciativas que auxiliam mães solo em suas jornadas, reforçando o papel da arte como agente de transformação social. Em um formato itinerante, a mostra fotográfica percorrerá as oito regionais de Contagem.

ARTISTA VISUAL

Com uma trajetória marcada pela abordagem sensível e socialmente engajada, Daniel Márcio já assinou exposições como “Casulo” (2018), que faz analogia à fase de gestação humana, “Reflexo de uma Vida” (2021/2022), que valoriza imagens de mulheres 60+, e “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, que retrata pessoas em situação de rua.

A experiência do artista como repórter cinematográfico na Rede Minas e a conquista do segundo lugar no XI Prêmio “Revelando Contagem” reforçam seu olhar apurado e comprometido com a representatividade social.

Exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”
Sexta-feira (28 de março) entre 14h e 16h
Ocupação Guarani Kaiowá (rua Rodrigues da Cunha, 914, bairro São Joaquim), em Contagem
Entrada Gratuita
Mais detalhes: @danielmarcioj


Além da inédita exposição “Mãe Solo: Força Silenciosa”, de Daniel Márcio, o site Trem Pra Fazer destacou todas as atrações gratuitas que vão rolar em Contagem, na Região Metropolitana de BH, neste fim de semana. Confira!

   

COMENTÁRIOS