Agenda | 9 de abril de 2024

História de Contagem: da Abóbora à Indústria

por

Lançado no dia 6 de abril de 2024, podcast conta a história da cidade metropolitana desde o período colonial

 
 

Emancipada em 1911, a cidade de Contagem vai completar 113 anos no dia 30 de agosto de 2024. Apesar da “pouca idade”, a História de Contagem ainda é pouco conhecida pelo seu próprio povo e pelos seus próprios moradores. E é esse passado, desde o período colonial, que o Podcast Trem Pra Fazer em Contagem visitou no episódio de estreia, batizado como “Da Abóbora À Indústria”.

História de Contagem - Conheça o Podcast Trem Pra Fazer em Contagem

Lançado oficialmente no dia 6 de abril de 2024, data em que o projeto Trem Pra Fazer ministrou um workshop gratuito sobre podcast no Parque Gentil Diniz, no Centro de Contagem, o episódio de estreia — apresentado, coordenado e pesquisado pelo jornalista mineiro Felipe Pedrosa — traz narrativas singulares sobre a História de Contagem.

Confira:

Entre os entrevistados do episódio “Da Abóbora à Industria”, estão o historiador e mestre em educação Fábio Leão, que coordena um curso preparatório na Biblioteca Cultural Capa Bode, e o José Bonifácio, que é mais conhecido como Zé Bengala. Ele é neto de Arthur e de Carmelinda, fundadores da Comunidade dos Arturos.

“Para falar da história de Contagem, é preciso falar de muito antes da chegada da indústria por aqui, porque a cidade ela vai sendo construída pelas mãos das pessoas que foram escravizadas.”

Fábio Leão, em um dos trechos do episódio

Podcast Trem Pra Fazer em Contagem, aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, é um produto original do projeto Trem Pra Fazer, que foi criado em 2014 pelo jornalista Felipe Pedrosa. A produção, ao todo, vai contar com sete episódios. Confira o teaser:

O segundo episódio do Podcast Trem Pra Fazer em Contagem seguirá contando a história da cidade de Contagem. No dia 13 de abril, tanto no Spotify quanto em outros tocadores de podcast, você poderá conferir o capítulo sobre a Herança Africana no território de São Gonçalo da Contagem das Abóboras.


FICHA TÉCNICA DO PODCAST TREM PRA FAZER

Criação, apresentação, roteirista, pesquisador e idealizador:
Felipe Pedrosa

Operação de Áudio (e pitacos na direção):
Ana Caracol

Edição e Finalização:
Eugênio Neto

Arte de Capa:
Henrique Parentoni

Revisão dos Roteiros:
Renata Crepaldi

Podcast Gravado no Estúdios:
Scriptus Comunicação

Leia o Roteiro do Episódio

➡️ O Podcast Trem Pra Fazer em Contagem foi aprovado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

   

COMENTÁRIOS