Agenda | 30 de janeiro de 2024

Da rua para o shopping: pessoas em situação de rua ocupam mall

por

Exposição assinada por Daniel Márcio poderá ser vista no Shopping Contagem, a partir do dia 7/02

 
 

Quantas vezes você entrou em um shopping center e viu pessoas em situação de rua ocupá-lo? A ocupação, que eu uso na frase acima, é no sentido de poder usar algo sem ser expulso ou amedrontado. Contrariando a “política de segurança” dos malls, o fotógrafo contagense Daniel Márcio, desde janeiro de 2024, tem levado pessoas em situação de rua para dentro dos shoppings situados em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

É que a provocativa exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, em que Daniel Márcio focou na história de seis pessoas em situação de rua, após uma temporada no Big Shopping, vai inaugurar no hall do Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros, 850, Cabral). O trabalho poderá ser visitado a partir do dia 7 de fevereiro de 2024, no horário de funcionamento do mall. Com entrada gratuita, a mostra ficará disponível até o dia 7 de março.

O objetivo do artista Daniel Márcio, conforme foi relatado por ele em uma entrevista para o site Trem Pra Fazer, é sensibilizar a população e as autoridades sobre a realidade das pessoas em situação de rua, destacando a escassez de políticas públicas voltadas para esse grupo. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório “População em Situação de Rua”, que foi publicado no ano passado, 62% dessa população vive na Região Sudeste. Em Contagem, cerca de 500 pessoas vivem nas ruas, conforme apontam os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA COM A PALAVRA

A mostra “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, realizada por meio do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, apresenta ainda uma série de entrevistas, em que as seis pessoas fotografadas para a exposição relatam as dificuldades e as dores de viver nas ruas, assim como resgatam momentos importantes da própria trajetória de vida. Os vídeos estão disponíveis no YouTube.

De acordo com Daniel Márcio, a escolha dos personagens foi feita em colaboração com a assistência social de Contagem, utilizando critérios de diversidade e pluralidade. “Meu objetivo foi retratar pessoas em situação de rua, registrando suas histórias de vida para conscientizar a população sobre questões polêmicas e contemporâneas relacionadas às políticas para esse grupo”, explica o artista.

Ex-repórter cinematográfico da Rede Minas, com participação em grandes coberturas jornalísticas, Daniel Márcio tem se dedicado cada vez mais à fotografia. Entre seus trabalhos destacam-se as exposições “Casulo” (2018), que faz analogia à gestação humana, e “Reflexo de uma Vida” (2021/2022), valorizando imagens de mulheres com mais de 60 anos. Além disso, ele conquistou o segundo lugar no décimo primeiro prêmio “Revelando Contagem”.

Homem de camisa preta no centro da foto; ele está com um cachorro em um carrinho de supermercado

SERVIÇO

Exposição ‘Visibilidade: A Rua e Seus Olhares’
Período: 7/02/2024 a 7/03/2024, das 10h às 22h
Local: Shopping Contagem (avenida Severino Ballesteros, 850, Cabral), em Contagem
Valor: Gratuito
Classificação: Livre”