Carnaval | 8 de fevereiro de 2024

Bloco Maria Baderna celebra 10 anos de Carnaval em Contagem

por

Conheça a história do bloco que há dez anos vem sendo resistência cultural

 
 

Quando o Bloco Maria Baderna nasceu, o projeto Trem Pra Fazer estava lá. Fruto de um desejo coletivo, o de mudar as políticas públicas culturais da cidade de Contagem, na região metropolitana de BH, o bloco celebra, agora, 10 anos de existência e resistência. Tradicionalmente desfilando no Carnaval de Contagem, os baderneiros vão fazer um lindo cortejo no dia 10 de fevereiro, a partir das 15h, da Praça Tiradentes até a Praça da Jabuticabas, na regional Sede.

➡️ Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o bloco? Vem com o Trem Pra Fazer saber de tudo!!!

SURGIMENTO DO MARIA BADERNA

O Bloco Maria Baderna foi fundado em 2013, no coração de Contagem, e surgiu como uma resposta à estigmatização dos artistas e ativistas culturais da cidade como “baderneiros”.

Na época, um grupo de músicos e musicistas, atores e atrizes, pintores, artistas circenses, cineastas, e muito mais, foi tachado de “baderneiros” pelo poder público, que nada fazia para mudar e para valorizar a cultura no município. Na ocasião, Carlin Moura era o prefeito da cidade, e essa galera toda citada acima se juntou para fazer o Corredor da Baderna Cultural, em frente ao Centro Cultura Francisco Firmo de Mattos, ou em frente as casinhas coloridas, como o local é conhecido nos quadro cantos do território.

O termo “Baderna” tem suas raízes na figura da jovem Marietta Maria Baderna, uma bailarina ousada e inovadora que desafiou as normas conservadoras da sociedade brasileira do século XIX. Ao incorporar elementos de danças afro-brasileiras em sua arte, a dançarina desafiou a elite conservadora e foi rotulada pejorativamente como “baderneira”. No entanto, sua história inspirou uma nova geração de artistas a abraçar a transgressão como forma de resistência.

ARTE COMO RESISTÊNCIA

A história de Marietta Maria Baderna destaca o poder transformador da arte como uma ferramenta de resistência contra normas conservadoras, racistas e elitistas. Assim como Marietta desafiou as convenções de sua época, o Bloco Maria Baderna continua seu legado, promovendo a liberdade criativa e a expressão cultural em meio aos desafios contemporâneos. No Carnaval de 2015, por exemplo, conforme retratado nas páginas dos jornais O Tempo e Super Notícia, o coletivo levou para as ruas de Contagem o debate sobre a falta d’água.

UMA DÉCADA DE ATIVISMO

Ao longo dos últimos dez anos, o Bloco Maria Baderna tem sido um farol de criatividade e engajamento cultural em Contagem, município que conta com vários representantes no mundo todo, como é o caso da Produtora Filmes de Plástico, mas que ainda não é visto como deveria. Ou melhor, que ainda não tem seus artistas valorizados como deveria!

Grupo de artistas que integraram os primórdios do bloco Maria Baderna

Neste ano, o Bloco Maria Baderna, apesar de tudo o que vem enfrentando desde o seu surgimento, no Corredor da Baderna Cultural, celebra uma década de história e de realizações. E o desfile comemorativo está programado para o dia 10 de fevereiro, na regional Sede de Contagem, o local de origem do bloco.

Neste ano, estamos animados com a comemoração dos 10 anos de história do Bloco Maria Baderna, que realiza suas atividades aqui na cidade de Contagem desde 2013. Escolhemos desfilar pela primeira vez na regional Sede, no centro de Contagem, nosso local de origem, especificamente na praça da Jabuticaba. Nossos bonecos dançarinos, estandartes e faixas estarão presentes formando um visual incrível e animado para todo mundo curtir e dançar com a gente!“

Camila Polatscheck, artista e uma das fundadoras do Bloco Maria Baderna

A concentração do cortejo será na Praça Tiradentes, em frente ao antigo Fórum, e os participantes do bloco seguirão rumo a Praça da Jabuticaba. Para animar o cortejo, haverá feirantes da Feira da Economia Solidária, um projeto que vem movimentando a economia local. Para saber mais, siga o Maria Baderna nas rede sociais!

🗓️ 10/02 (sábado) – a partir das 15h
📍 Praça Tiradentes – Contagem

   

COMENTÁRIOS