Carnaval de Contagem: Pra Quê Ser Reto? desfila depois da folia
por Trem Pra FazerBloco do Instituto Cultural CircoLar vai para às ruas no dia 3 de maio, entre 13h e 17h
O Carnaval de Contagem está chegando! E, além dos coletivos destacados por aqui, o município metropolitano conta também com o Bloco Pra que Ser Reto?, que está vinculado às ações do Instituto Cultural CircoLar. A agremiação tem como base a diversidade, a alegria e, claro, o universo circense. Bora conhecer a história do bloco?
Fundado em 2018, o Bloco Pra que Ser Reto? parte de uma baita provocação: “O que é mais importante? Seguir planos rígidos, ou aproveitar o melhor de cada momento? Pra quê ser reto?”. Com isso, a diversidade de gênero, a variedade de ritmos e de cores, além da junção de todos os povos, é o tom principal do coletivo, que promete um belíssimo desfile.
“A nossa proposta é unir o encanto do circo com a alegria do Carnaval. Assim, temos levado nossa energia por onde passamos, com espaço para quem quiser chegar e fazer parte desse movimento.”
Deisy Castro, presidenta do ICC
Indo contra a corrente (ou contra os padrões), o Bloco Pra que Ser Reto? desfila sempre no mês de maio. “Sim! Depois do Carnaval e antes das Festas Juninas, a gente vai às ruas para deixar o ano ainda mais alegre”, conta Deisy, revelando que, para não deixar os foliões órfãos da festa, haverá uma série de encontros antes do cortejo oficial do bloco, que vai para a rua no dia 3 de maio, entre 13h e 17h, na Travessa C5, 521, Eldorado. Faça parte da bateria!!!
“Neste ano, o nosso projeto se expande com a realização de oficinas preparatórias que irão integrar ainda mais a comunidade no processo artístico do bloco.”
Deisy Castro, presidenta do ICC
Oferecendo uma experiência “imersiva e formativa”, as oficinas “Ritmos, Sons e Alturas: Preparação Completa Para o Carnaval”, ofertadas pelo Bloco Pra que Ser Reto?, vão acontecer entre março e maio, em Contagem (MG). Durante os encontros inéditos, serão abordadas as seguintes modalidades: dança, percussão e perna de pau.
O projeto vai capacitar 45 pessoas, proporcionando uma vivência que vai desde as manifestações culturais brasileiras até as práticas artísticas que enriquecem o bloco.”
Deisy Castro, presidenta do ICC
O período de inscrição para as oficinas “Ritmos, Sons e Alturas: Preparação Completa Para o Carnaval” vai acontecer logo depois do feriado de Carnaval (o formulário já está online). Para acompanhar as datas, siga o @institutoculturalcircolar no Instagram. Neste momento, o folião que deseja integrar a bateria já pode se inscrever. Confira as vagas disponíveis e os ensaios!!!
Instituto Cultural CircoLar
O Instituto Cultural CircoLar (ICC) é uma organização que tem como missão promover o acesso à arte e à cultura, com foco na educação e inclusão social. Por meio de suas atividades e projetos, o ICC busca proporcionar uma formação artística e cultural de qualidade, com ênfase na democratização do acesso ao circo, à música e às artes populares. As fotos desta matéria são de Laís Madhú.
CARNAVAL DE CONTAGEM
O Trem Pra Fazer, neste ano, está contando a história de alguns blocos do Carnaval de Contagem. Quer conhecer a história do Maria Baderna? Quer entender como nasceu o Butequeiros? Confira as nossas reportagens! Além do conteúdo de texto, o nosso podcast conta sobre o movimento carnavalesco no município metropolitano. Ouça: