Agenda | 10 de maio de 2024

Eventos Gratuitos em BH: veja o espetáculo de dança ‘A Jogada’

por

Montagem tem a direção de Violeta Penna e é uma das relíquias do coletivo nomeiodeparacom

 
 

Inovador — e, provavelmente, diferente de tudo o que você já viu no palco —, o espetáculo de dança “A Jogada” é uma das várias opções de eventos gratuitos em BH no mês de maio. Interativo e gamificado, a montagem do coletivo nomeiodeparacom poderá ser vista nos centros culturais Jardim Guanabara e Vila Fátima. Confira:

📅 16/05 – 19h
Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara) – BH

📅 23/05 – 14h
Centro Cultural Vila Fátima (rua São Miguel Arcanjo, 215, Nossa Senhora de Fátima), em BH

As apresentações, ambas com a entrada gratuita mediante a lotação dos locais (não é necessário retirar ingresso com antecedência), fazem parte das celebrações de 10 anos do coletivo nomeiodeparacom, que, desde abril de 2024, está circulando por espaços públicos da capital com espetáculos de dança.

“É um espetáculo colaborativo. E ele acontece a partir de uma relação que a gente estabelece com o público e, durante a apresentação, vamos desenvolvendo questões relacionadas aos jogos eletrônicos, virtuais, competitivos e colaborativos.”

Violeta Penna, diretora do espetáculo

A diretora do espetáculo, que faz parte da seleção de eventos gratuitos em BH, explica ainda que o espectador poderá participar da cena. Quem topar mergulhar no universo cênico, será direcionado para uma das três salas do espetáculo. São elas: Recinto das Ações Gloriosas, Paço da Lógica e Sala do Descaminho. A partir desse momento, será estabelecida uma dinâmica de interação entre os espaços, os dançarinos e o próprio público.

“Pensamos o jogo presente no dia a dia da juventude, como também nas metáforas que utilizamos, como jogos de poder, o jogo da vida, e assim vamos costurando a história na cena.”

Violeta Penna, diretora do espetáculo

No elenco de “A Jogada”, estão os bailarinos e bailarinas Evelyn Soares, Gabriel Felippe, Gláucio Oliveira, Jarbas Mateus, Joana Wanner, Johnny Cezar, Leandro de Sá, Lisa Samara, Pimenta, Sabrina Dourado e Vitória Monalisa. A coordenação de produção do espetáculo é da QuinTao Produções.

10 ANOS DE COLETIVO

A temporada 2024 de “A Jogada” teve início com um processo de seleção de dançarinos e de dançarinas. A circulação da montagem é viabilizada pelo Fundo Multilinguagens, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

Depois de “A Jogada”, o coletivo nomeiodeparacom, que está celebrando 10 anos de história, vai levar o espetáculo “Primeiro Tempo de Algo” para os centros culturais Urucuia e Venda Nova. Para mais detalhes, @nomeiodeparacom.

   

COMENTÁRIOS