Espetáculo ‘Arrepsia’ reestreia com sessões em Belo Horizonte
por Felipe PedrosaPeça da IncompetênCia poderá ser vista entre os dias 11 e 19 de julho, em dois espaços de BH
O espetáculo “Arrepsia” é de tirar o fôlego. Autoetnográfico, o trabalho da IncompetênCia aborda a LGBTQIA+fobia, o racismo e o machismo — assuntos que precisam ser debatidos para que a sociedade não continue a mesma. Em cartaz pela quinta vez, a peça, agora, poderá ser vista nos bairros Alípio de Melo e Indústrias, ambos em BH. Veja a agenda:
- 11/07, às 20h, e 12/07, às 19H – Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo)
- 18/07 e 19/07 – 19H – Centro Cultural do Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, Indústrias I)
Provocando reflexão sobre a tentativa social de apagamento das ancestralidades, tanto nas relações de gênero quanto nas de raça, o espetáculo “Arrepsia” é, ao mesmo tempo, intenso e divertido. E, em cada nova apresentação, o elenco, que é formado por Gabi Vieira, Malu Dimas, Rafa Calú e Sarah Vá, leva para o palco alguns elementos regionais.
“A gente procura entender as questões, as tensões e a cultura daquele território para poder dialogar de forma mais sincera com o público. É sobre isso: trocar, ouvir e jogar com o que faz sentido para quem está ali. E tudo isso com aquela pitadinha de humor e leveza.”
Malu Dimas, atriz e uma das fundadoras da companhia
A nova temporada do espetáculo “Arrepsia” tem um caráter 100% decentralizador. A peça, pela primeira vez, vai ser apresentada no Barreiro, que está fora da rota teatral mineira, e também no Teatro Raul Belém, ponto de resistência da cultural periférica de Belo Horizonte.
“Esta temporada significa voltar para a base. É um estado de reconexão com o nascimento da companhia. Apresentar em Contagem e BH é um grande presente para nós.”
Sarah Vá, atriz e uma das fundadoras da companhia
Conforme adiantado por Sarah, além de BH, o espetáculo “Arrepsia” será apresentado em Contagem, município que, há mais de dez anos, está sem um teatro físico em funcionamento. Sarah celebra ainda a parceria da IncompetênCia com a aKasulo – Centro de Convivência LGBTQIA+, que acolhe pessoas LGBTQIA + em situação de vulnerabilidade e que recebeu uma oficina gratuita da IncompetênCia sobre mediação e formação de público.
ESPETÁCULO ARREPSIA
Autoetnográfico (relação do indivíduo com o meio sociocultural em que está inserido), “Arrepsia” conta a história do quarteto, que, embora já atuasse, precisou trabalhar em outras funções para o próprio sustento. O elenco ainda se viu diante da falta de dramaturgias que contemplassem sua existência enquanto corpos plurais.
“Refletimos a realidade de grande parte dos artista brasileiros, que não conseguem viver de sua arte e acabam tendo que buscar outras alternativas para se sustentar, mas, mesmo estando em um ambiente de bar, a gente não consegue deixar de criar.”
Malu Dimas, atriz e uma das fundadoras da companhia
A criação e a dramaturgia do espetáculo “Arrepsia” são coletivas: direção de encenação de Tiago Agar; direção musical de Talita Sanha; provocação artística de Ernani Maletta. “Um dia, eu tive meus sonhos roubados pela urgência da vida adulta. No outro dia, eu esqueci como era sonhar. Quando encontrei o ‘Arrepsia’, eu os resgatei”, finaliza Sarah Vá.
A circulação do espetáculo “Arrepsia” na capital mineira conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Em Contagem, a peça conta com recursos do Edital Movimenta Multilinguagens de Contagem.
SERVIÇO
“Arrepsia”, da IncompetênCia
- 11/07, às 20h
12/07, às 19h
Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo)
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) – Disponível na portaria e no Sympla
Meia social mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
- 18/07, às 19h
19/07, às 19h
Centro Cultural do Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, Indústrias I) – BH
Entrada Gratuita (retirar ingressos com antecedência
Classificação 18 anos (menores de idade poderão entrar se acompanhados dos pais/responsáveis)
Mais Informações: @incompetencia