Mostra de cinema gratuita acontece em 6 cidades da RMBH
por Felipe Pedrosa2ª Mostra Cine RMBH vai passar por cidades da RMBH entre os dias 6 e 23 de agosto; entrada franca
Uma mostra de cinema gratuita levará filmes brasileiros para seis cidades da região metropolitana de BH. Trata-se da 2ª Mostra Cine RMBH, que terá início em Contagem (terra da Filmes de Plástico). Após circular por quatro espaços do município, entre 6 e 9 de agosto, sempre a partir das 19h, o evento cinematográfico vai ocupar as seguintes cidades:
- Ibirité (10 e 11)
- Betim (18)
- Sabará (21)
- Santa Luzia (22)
- Mateus Leme (23)
Com a missão de fortalecer, difundir e promover a produção audiovisual da Região Metropolitana de BH, a mostra de cinema, que tem a curadoria dos cineastas Maurílio Martins e Viviane Pistache, além do multiartista das telas e letras Marco Antônio Pereira (Marcola), responsável pela seleção de filmes infantis, será dividida em três eixos temáticos:
- Mostra RMBH
- Mostrinha
- Mostra Minas
O evento, que chamou atenção em 2023, quando levou cinema de graça para cidades da RMBH, é realizado pela Move Cultura, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e com o apoio do projeto Noite de Cinema e da Casa Criativa.
“A proposta da Mostra Cine RMBH é percorrer os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse objetivo está se concretizando por etapas, ou seja, em cada edição um conjunto de municípios serão selecionados para receber a Mostra.”
Rafael Aquino, idealizador da Mostra Cine RMBH
Rafael Aquino, que também é um realizador cinematográfico, destaca ainda o objetivo da mostra: “Queremos valorizar a cadeia produtiva do audiovisual da RMBH e potencializar a formação de público. Nesse sentido, a nossa curadoria considera na seleção dos filmes a temática e a relevância cultural das produções”, explica o produtor.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Ao todo, 30 curtas-metragens fazem parte da Mostra RMBH. Os filmes foram selecionados por Maurílio e Viviane. As obras serão distribuídos pelas cidades que vão sediar o evento. Os filmes, que foram escritas durante um chamamento público noticiado pelo Trem Pra Fazer, transitam da ficção ao documentário e da animação à experimentação.
“Cinema é um modo de habitar paisagens, que em Minas Gerais costumam estar à sombra das montanhas, cujos cumes podem ser metáforas para importantes ciclos desde Cataguases ou no corrente ciclo de Contagem, que fez de toda região metropolitana de BH um ‘motherfuck Texas’ do cinema nacional.”
Trecho da carta dos curadores
A 2ª Mostra Cine RMBH recebeu mais de 70 inscrições num curto espaço de tempo. “Tivemos filmes de diferentes localidades de Minas Gerais e dos mais variados gêneros. A curadoria teve bastante trabalho para fazer essa seleção que, com certeza, vai encantar o público que transitar pelas exibições”, explicou Rafael Aquino.
Os filmes selecionados para a mostra de cinema gratuita receberão um cachê de R$ 500. Para conferir a programação completa, basta acessar: mostracinermbh.com.br/