Agenda | 27 de junho de 2025

Miss Black: artista apresenta ‘Voz Preta, Pele Preta’ em BH

por

Cantora contagense sobe ao palco do Sesc Palladium no dia 1/08, com o 'Voz Preta, Pele Preta'

 
 

A cantora e compositora Miss Black, no dia 1º de agosto, às 20h, vai apresentar o show “Voz Preta, Pele Preta”, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro), em Belo Horizonte. A apresentação integra o projeto Salve o Compositor e propõe uma performance intensa e reflexiva sobre a vivência negra, o protagonismo feminino e o legado do hip hop nas periferias.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$5,00 (garanta o seu).

Na pista desde a década de 1980, Miss Black é uma das pioneiras vozes femininas do rap nacional. Nascida e criada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ela iniciou a trajetória escrevendo poesias, que logo encontrou nos beats do rap um território de expressão potente e coletiva. A descoberta do gênero veio por meio de programas de rádio, que, naquele período, ainda davam os primeiros sinais da força que a cultura hip hop ganharia.

O show “Voz Preta, Pele Preta” marca um momento de celebração de Miss Black. No repertório, músicas autorais que compõem o álbum homônimo, lançado em 2023: o primeiro da carreira dela. Ao todo, são oito faixas que abordam o feminismo negro, a luta antirracista, a ancestralidade e a identidade. A apresentação é também uma homenagem à cultura preta, às mulheres negras e à força coletiva que sustenta os movimentos de resistência cultural nas periferias.

A presença de Miss Black no palco do Sesc Palladium dialoga ainda com sua participação no podcast Trem Pra Fazer Entrevista, produção que se dedica a registrar trajetórias de artistas e agentes culturais de Contagem. No episódio em que é entrevistada, ela compartilha memórias da juventude, bastidores de sua formação artística e reflexões sobre os caminhos da música independente. Ouça o episódio completo:

O projeto Salve o Compositor surgiu em 2014 com a proposta de dar visibilidade à produção autoral mineira. Ao longo desses nove anos, já recebeu cerca de 70 artistas, muitos deles com registros em vídeo disponíveis no canal do Sesc em Minas no YouTube. A iniciativa fortalece o cenário musical do estado e promove encontros diversos.

Em agosto, a apresentação de Miss Black é um convite ao reconhecimento da força da arte negra como ferramenta de transformação social, celebração da memória e construção de futuro. Uma oportunidade única para acompanhar ao vivo uma das referências do rap mineiro em um espetáculo que une lirismo, crítica social e afirmação cultural.

Show “Voz Preta, Pele Preta” – Miss Black
Data: 1º de agosto (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Ingressos: a partir de R$ 5,00


AGENDA CULTURAL

O Trem Pra Fazer, como todos os anos, preparou uma lista com as festas julinas que vão esquentar o inverno, em Belo Horizonte. Para quem quer saber onde pular a fogueira em BH, é só clicar aqui.

   

COMENTÁRIOS