Agenda | 3 de junho de 2026

Me Vejo no Limoeiro: projeto une arte e educação ambiental

por

Projeto vai gerar livro e exposição sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira (MG)

 
 

Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira (MG), é palco do projeto “Me Vejo no Limoeiro”, iniciativa que pretende aproximar crianças e jovens da unidade de conservação por meio da arte e da educação ambiental. Durante 12 meses, estudantes de seis escolas das comunidades do entorno do parque vão participar de um concurso cultural de desenhos e redações que busca construir uma cartografia afetiva sobre o território. As visitas dos estudantes à unidade de conservação já começaram.

Destinado para alunos do ensino fundamental e médio, o projeto vai estimular reflexões sobre preservação ambiental, memória, convivência e pertencimento, transformando o parque em espaço de expressão artística e conexão com a natureza.

“O projeto nasceu a partir de diálogos realizados no parque sobre a importância de promover o protagonismo das crianças, entendidas como sementes da preservação. Esse diálogo foi ampliado com o Ministério Público, parceiros e escolas, resultando na construção coletiva da proposta”, explica o produtor executivo e curador Frederico Mendes de Carvalho.

Antes do concurso, os estudantes vão fazer uma série de visitas ao parque. A proposta prevê que os trabalhos sejam transformados em produtos culturais, incluindo uma exposição artística e um livro ilustrado reunindo desenhos e redações desenvolvidos durante o processo.

“A missão é construir uma cartografia afetiva do Parque Estadual Mata do Limoeiro e, a partir disso, fortalecer o senso de pertencimento dos estudantes em relação à unidade de conservação, promovendo uma consciência crítica sobre a importância do parque para a comunidade.”

Alex Amaral, Gerente do Parque

PROJETO “ME VEJO NO LIMOEIRO”

O projeto “Me Vejo no Limoeiro”, realizado pela Associação Move Cultura, estima alcançar cerca de 350 crianças, adolescentes e jovens das escolas estaduais e municipais dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, além das comunidades de São José do Macuco, Duas Pontes e Campo Gordura. A expectativa é que a iniciativa também impacte famílias e moradores da região.

“Trabalhar com a natureza e o meio ambiente é essencial para desenvolver consciência ambiental desde a infância, incentivando o cuidado, a preservação e o entendimento da interdependência entre seres humanos e ecossistemas. Além disso, promove uma conexão afetiva com o território.”

Núbia Laís Fernandes Batista, Supervisora Regional Rio Doce do IEF

Além das premiações, todos os participantes receberão medalhas, camisetas e ecobags do projeto. As escolas envolvidas vão ser contempladas com kits de materiais artísticos. O encerramento do projeto contará com a abertura da exposição e o lançamento do livro com as obras selecionadas.

“Me Vejo no Limoeiro”, que vem criando um diário online em um perfil do Instagram, conta com parcerias da Prefeitura de Itabira, Vila Ipoema, Instituto Bromélia, Instituto Gigante Verde e Incutai. A iniciativa é financiada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Plataforma Semente.


A temporada de Festas Juninas já começou!!! E o Trem Pra Fazer preparou uma lista com as atrações que vão rolar em Belo Horizonte e em Contagem. Não perca!!! Ah, ainda temos desconto para quem vai na Cidade Junina.

   

COMENTÁRIOS