Agenda | 1 de abril de 2025

Feira Andorinhas chega à segunda edição e rompe barreiras

por

Evento vai acontecer no dia 12 de abril, no Parque Fernão Dias, em Contagem

 
 

A Feira Andorinhas nasceu para romper barreiras!!! Depois de uma edição histórica em 2024, o evento retorna, no dia 12 de abril, no Parque Fernão Dias, em Contagem, na RMBH, com o tema “Arte Acessível, Inclusiva e Democrática”, reforçando a missão de ser um espaço de fomento à literatura e à produção artística independente de Minas Gerais.

“Acredito que as artes e a literatura são instrumentos de transformação e mobilização social. Por isso, devem ser acessíveis a todas as pessoas, independente de diferenças, limitações, faixa etária ou classe social.”

Andréia Carvalho, idealizadora da feira

De acordo com Andréia, a Feira Andorinhas busca democratizar a participação de artistas e autores/as de forma livre e gratuita, considerando a diversidade racial e de gênero, valorizando a arte de pessoas com deficiência, assegurando o tratamento com respeito e sem discriminação. “A nossa palavra-chave é o acolhimento”, garante a realizadora.

Depois de uma forte e intensa mobilização online — incentivando a participação de mulheres, do público LGBTQIAP+ e de pessoas PCD’S —, a 2ª Edição da Feira Andorinhas registrou 104 inscrições, que incluem 15 linguagens artísticas. Dentre os inscritos, 50% de denominam pretos e pardos, e mais de 52% são mulheres cis e trans.

“Foi um desafio fazer a seleção, visto que, os trabalhos apresentados têm muita qualidade.”

Andréia Carvalho, idealizadora da feira

Como o número de inscritos foi superior à capacidade do espaço, a equipe da Feira Andorinhas seguir critérios pré-estabelecidos, priorizando mulheres, pessoas negras, idosas, LGBTQIAP+ e PCD’S, além de artistas de Contagem.

“Valorizamos as diferenças e buscamos promover a inclusão, a igualdade, dado visibilidade ao trabalho artístico dessas pessoas. Teremos 62 expositores e expositoras.”

Andréia Carvalho, idealizadora da feira

Entre os selecionados, estão Daniela Graciere, Fabi Santana, Dani Braga, Laila Torres, Maisa Dias, Fernando Perdigão, Rafael Assis, Rob Dutra, Primo, Grupo Artefatos, Lúdico em Ação, entre outros artistas. Segundo Andréia, a ideia é valorizar artistas cujos trabalhos não encontram espaço nos circuitos tradicionais de comercialização e difusão.

ATRAÇÕES DA FEIRA ANDORINHAS

Além dos 62 expositores(as), a 2ª Feira Andorinhas conta com o Sarau Lítero-Musical, que contempla lançamentos de livros, intervenções poéticas, performances e apresentações musicais. Um dos pontos altos será a contação de histórias “Abayomi, o Encontro Precioso”, realizada pela educadora antirracista Vanderleia Reis.

Outra atração imperdível é a história “Peter Pan Surdo na Terra do Nunca Ouve”, do ator e poeta surdo Hélio Alves, que traz uma reflexão sobre acessibilidade linguística e identidade surda. A programação musical também promete fazer sucesso. Vai rolar o show “A Trinca do Vulcão”, projeto liderado por Ayam Ubrais Barco, acompanhado pelos músicos Chedinho e David Moura. O repertório será composto por canções dos três álbuns do artista.

Esta edição será marcada ainda pela inauguração de uma unidade da Biblioteca a Céu Aberto no Parque Fernão Dias. O projeto visa democratizar o acesso aos livros por meio de um sistema colaborativo, onde os leitores podem retirar e doar exemplares. Essa iniciativa reforça o papel da feira em estimular a leitura e a formação de público.

“Um doador disponibilizou o valor total para construção da casinha. A notícia nos deixou felizes, pois conseguiremos implementar este projeto que, com certeza, vai contribuir com a promoção da leitura na cidade de Contagem.”

  Andréia Carvalho, idealizadora da feira

A 2ª Edição da Feira Andorinhas acontece por meio do Edital Movimenta Multilinguagens. Apesar dos desafios, como os financeiros, o evento, graças ao engajamento coletivo e ao comprometimento de artistas e produtores culturais de Contagem, crava seu nome de uma vez por todas no universo cultural da Região Metropolitana.

“Queremos colaborar para que a arte e a literatura destas pessoas sejam mais acessíveis, inclusivas e democráticas. A Feira Andorinhas se desafia a ser esse lugar de acolhimento.”

  Andréia Carvalho, idealizadora da feira

2ª Feira Andorinhas
12 de abril, das 9h às 17h
Parque Fernão Dias, em Contagem
Entrada Gratuita
Mais detalhes: @feiraandorinhas


Além da produtora Filmes de Plástico, vários artistas estão produzindo cinema em Contagem. Um desses trabalhos, o curta-metragem “Margarina”, terá uma pré-estreia na primeira semana de abril. Confira!

   

COMENTÁRIOS