Agenda | 3 de setembro de 2024

Exposição em Contagem celebra tradição canoeira

por

Mostra "Avá Canoa" ficará na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira até o dia 6 de setembro

 
 

Uma exposição em Contagem tem chamado atenção do público. Trata-se de “Avá Canoa”, em que o multiartista Ayam Ubrais Barco propõe uma experiência imersiva na história das canoas e também na vida dos povos que as utilizam. A mostra, que conta com 20 pinturas inéditas, pode ser vista até o dia 6 de setembro, na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 01, Sede), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

De acordo com Ayam Ubrais Barco, que celebra 25 anos de carreira neste 2024, a inspiração para a exposição surgiu logo após um sonho. A propósito, o nome da mostra reúne a expressão “Avá”, palavra tupi que significa ser humano, e canoa, que é um dos artefatos mais antigos inventados pelo homem, cerca de 6.000 anos antes de Jesus Cristo.

“Para a exposição, invoquei em imaginar as gentes das antigas, cutucando a imaginação para criar e construir a canoa, até que comecei a sonhar, e um sonho me disse: ‘Vá e pinte os avás e suas canoas’. Cá estamos.”

Ayam Ubrais Barco

Depois de acordar desse sonho, segundo a produtora e curadora Andreia Carvalho, que também realizou neste ano a mostra Cine Navegança, com trabalhos audiovisuais que tiveram a participação de Ayam, conforme destacado pelo site Trem Pra Fazer, o artista iniciou seus estudos pela cultura canoeira e a resistência do povo indígena avá-canoeiro.

“Para a criação das obras, Ayam mergulhou em um processo de pesquisa acerca da história das canoas desde os primórdios, antes de Cristo, até a contemporaneidade, trazendo informações diversas que contribuíram com o processo criativo.”

Andréia Carvalho

A exposição gratuita “Avá Canoa”, com os trabalhos de Ayam Ubrais Barco, baiano que foi erradicado na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte e que tem trabalhado com diversas frentes, como com a companhia Núcleo Cena Crítica, é viabilizada pelo Edital Movimenta Galerias, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, e faz parte de uma série de ações do Projeto Navegança, que é coordenado pela produtora Andreia Carvalho.

Exposição em Contagem: “Avá Canoa”

Visitação até o dia 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 1, Sede), em Contagem
Entrada Gratuita
Mais informações: https://www.instagram.com/ayamubraisbarco/

   

COMENTÁRIOS