Espetáculo Gratuito em BH aborda a violência contra a mulher
por Felipe Pedrosa"Maria Vermelha", de Bel Sôuza, poderá ser vista no Centro Cultural Vila Marçola e no Teatro Marília
Em meio a uma extensa e potente programação cultural, um espetáculo gratuito em BH chama atenção. Trata-se do solo de dança “Maria Vermelha”, protagonizado por Bel Sôuza. Com um viés de conscientização sobre o combate as situações de violência contra a mulher e a opressão ao feminino, a montagem poderá ser vista nas seguintes datas:
- 24/08 – 19h – Centro Cultural Vila Marçola
- 03/09 – 19h – Teatro Marília
Dirigido por Rosa Antuña e coreografado pela própria Bel Sôuza em colaboração com Aline Caldeira, “Maria Vermelha” se inspira na figura arquetípica da Pombajira, uma entidade espiritual presente em cultos e religiões de matriz africana, simbolizando o feminino em sua essência, prazeres, liberdade e o desafio às normas sociais.
O espetáculo inédito em solo mineiro ainda é baseada nas histórias do livro “Inventário Vermelho”, organizado pela escritora baiana Danielle Andrade, que reúne cartas de 27 mulheres de diversas partes do país sobre protagonismo feminino e o binômio dor/cura.
Espetáculo gratuito em BH, que integra a lista de atrações destacadas no site Trem Pra Fazer, “Maria Vermelha” utiliza a cor do sangue para abordar a condição feminina, seus desafios, dores e prazeres, e a busca pela liberdade. Entre palavras, cantigas e movimentos, Bel, que é doutoranda na Escola de Dança da UFBA, estabelece uma conexão entre o mundo invisível e o dos sentidos, tecendo uma narrativa de vidas e reconstruções.
GRATUITO EM BH
Em Belo Horizonte, além das duas apresentações gratuitas de “Maria Vermelha”, nos dias 24/08 e 3/09 de setembro (veja o serviço abaixo), a bailarina e professora Bel Sôuza oferecerá a “Oficina Autocuidado para Mulheres.
Destinada a profissionais do sexo feminino da área da educação, a oficina contará com duas sessões, sendo 20 vagas para cada uma. A atividade vai acontecer em escolas da rede pública estadual. Saiba mais clicando aqui.
Centro Cultural Vila Marçola
- 24 de agosto, às 19h
- Rua Mangabeiras da Serra, 320, Bairro Marçola
- Entrada gratuita
Teatro Marília
- 3 de setembro, às 19h
- Av. Alfredo Balena, 586, Bairro Santa Efigênia
- Entrada Gratuita