Agenda | 2 de abril de 2024

Espetáculo ‘A História do Tambor’ ocupa a Lagoa do Nado

por

Montagem de Tom Nascimento pode ser vista neste domingo, dia 7 de abril, a partir das 10h30

 
 

O espetáculo cênico-musical “A História do Tambor”, do multiartista Tom Nascimento, vai ocupar o Centro Cultural de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (veja no mapa), em BH, no próximo domingo, dia 7 de abril. A montagem une contação de histórias, teatro, música e ancestralidade, provocando reflexões em crianças e adultos.

Inspirado na tradição dos Griots — sábios contadores de histórias de origem africana —, o espetáculo “A História do Tambor” leva o público para uma sala de aula onde um professor e seus alunos partem em busca do Tambu, um tambor sagrado presenteado por Zambi e capaz de despertar a empatia, a igualdade e a união entre as pessoas.

“A História do Tambor”, uma das atrações gratuitas em Belo Horizonte neste fim de semana, é uma experiência que une ludicidade e educação, oferecendo um espaço de diálogo sobre diversidade, negritude, respeito e identidade. A apresentação, a propósito, valoriza o protagonismo negro e promove a representatividade por meio de personagens e de narrativas que espelham a pluralidade da sociedade.

O espetáculo, que já encantou plateias com sua versão digital em livro e áudio, chega agora com tradução em Libras, garantindo inclusão e democratização cultural. A iniciativa é viabilizada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

AUTOR DO ESPETÁCULO

Tom Nascimento, autor do espetáculo “A História do Tambor”, é um cantor, compositor e arte educador mineiro. Ele nasceu em BH, mas foi criado em Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH. O trabalho envolvente do multiartista é calcado nas sonoridades que nascem da cultura afro-brasileira. O livro “A História do Tambor” foi lançado em 2021. 

“A História do Tambor”
7 de abril de 2024 (domingo), às 10h30
Local: Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã)
Entrada gratuita
Mais detalhes: @tomnascimentooficial

   

COMENTÁRIOS