Agenda | 10 de maio de 2024

‘Entre a Pele e a Palavra’ retrata violência contra a mulher

por

Performance da artista Eugênia França acontece a partir do dia 17 de maio, na cidade de Contagem

 
 

Necessária! Não há palavra melhor para descrever a importância da performance “Entre a Pele e a Palavra”, evento gratuito que retrata a violência contra a mulher. Afinal, em um país em que oito mulheres sofrem violência a cada minuto, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, encorajar as vítimas a buscarem ajuda e a denunciarem os agressores é um passo significativo para transformar essa realidade.

Focada em chamar atenção para o problema crônico, a artista plástica mineira Eugênia França, a partir do dia 17 de maio, entre 9h e 17h, na escadaria da Igreja Matriz de São Gonçalo (rua Bueno Brandão, 40, Centro), no centro de Contagem, vai carimbar 60 metros de tecido branco com 30 QR Codes. Os códigos trazem à tona pinturas, cartas e relatos de mulheres vítimas de violência. A performance poderá ser acompanhada ao vivo pelo público.

“Quando eu trago esse assunto para a arte, eu busco levar ao público uma discussão que, muitas vezes, é negligenciada ou ignorada”.

Eugênia França, artista plástica

A performance que retrata a violência contra a mulher é o desdobramento das pesquisas de Eugênia França, que em 2018 apresentou uma série de cerca de 250 pinturas retratando mulheres vítimas de violência. O trabalho surgiu depois que a artista recebeu a notícia de que uma amiga havia sido agredida pelo marido.

“Estamos vivendo em um mundo tecnológico, onde tudo é virtual e massificado, inclusive as relações. Ao usar QR Codes, eu me aproprio dessas linguagens para ressaltar particularidades.”

Eugênia França, artista plástica

As narrativas presentes nesses QR Codes, de acordo com a artista, não se resumem à dor, mas apresentam histórias de superação, empoderamento e amor próprio. Alguns desses códigos, inclusive, vai direcionar o espectador para a videoarte intitulada “Entre a Pele e a Palavra”, gravada na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, em 2022.

A propósito, depois dessa videoarte citada na linha de cima, a performance da artista ganhou mais força. Desde 2022, ela já circulou pelos seguintes locais:

  • Mother Temple e Pura Tirta Empul (Indonésia)
  • Auckland Central (Nova Zelândia)
  • Galeria Eramboo (Austrália)
  • Museu da Loucura (Barbacena)

FOTO ROSANA BRAGA/DIVULGAÇÃO

Evento gratuito em Contagem - Entre a pele e a Palavra

EVENTO GRATUITO RETRATA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Durante a performance do dia 17 de maio, que integra a lista de eventos gratuitos do Trem Pra Fazer, Eugênia França disponibilizará para o público cartões-postais com imagens das pinturas que integram a série “Em Nome das Rosas” e com um QR Code para a videoarte “Entre a Pele e a Palavra”. Esses cards terão ainda informações sobre os locais de atendimento à mulher vítima de violência.

“Existe uma cobrança para que as mulheres tomem uma atitude em relação a violência que sofrem, mas, muitas vezes, isso é negado ou desconversando. Com o postal, pessoas que conhecem essas vítimas, podem encaminhar o informativo de maneira anônima”.

Eugênia França, artista plástica

“Entre a Pele e a Palavra”, contemplada no edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, vai passar também pelos seguintes locais:

📅 Praça do Coreto, em Nova Contagem
📅 Praça Nossa Senhora da Glória, no Eldorado

A ideia é que, em cada um desses encontros, Eugênia França carimbe 20 metros de tecido. Ao final das ações, a artista vai confeccionar roupas que serão usadas por ela no dia-a-dia durante um ano. “Vou compartilhar cada parte do processo nas minhas redes sociais, desde os cortes, as costuras e o uso dessas roupas em meu cotidiano”, revelou.

PERFORMANCE “ENTRE A PELE E A PALAVRA”

Data: 17/05/2024 – 9h às 17h
Local: Escadaria da Matriz de São Gonçalo (rua Bueno Brandão, 40, Centro)

Data: 8/06/2024 – 9h às 17h
Local: Praça do Coreto, em Nova Contagem

Data: 22/06/2024 – 9h às 17h
Local: Praça da Glória, no Eldorado 

Para mais informações
Instagram: @eugeniafrancaart

   

COMENTÁRIOS