Agenda | 16 de setembro de 2024

Cultura na Periferia: Shirley leva teatro para Nova Contagem

por

Espetáculo "Histórias Que Me Contaram" narra história de justiça e honestidade

 
 

A cultura na periferia é tema de várias campanhas eleitorais. Enquanto uns candidatos usam a cultura existente nos morros para passar a mensagem de que “é da quebrada”, outros candidatos prometem que vão levar equipamentos culturais para a quebrada. Nadando contra essa corrente, a atriz Shirley Rodriguez, conhecida por sua atuação com o Grupo Trama de Teatro e com o QuinTao das Artes, levará espetáculos teatrais para escolas de Nova Contagem (MG).

“Estou animada com este projeto. Realizar apresentações em escolas é sempre muito bom.”

Shirley Rodriguez

O projeto na qual Shirley, que é contadora de histórias, atriz, educadora, brincante e professora de teatro, se refere é o espetáculo “Histórias Que Me Contaram”, que, entre os dias 1 e 8 de outubro, será apresentado nas seguintes escolas:

  • 1/10: Escola Municipal Maria do Carmo Orechio (rua Hércules, s/n, Nova Contagem)
  • 3/10: Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira (rua VC-4, 777, Nova Contagem)
  • 8/10: Escola Municipal Ápio Cardoso (rua VL – 30, 1.600, Nova Contagem)

As apresentações do espetáculo serão restritas aos estudantes e aos educadores das escolas, uma vez que a região de Várzea das Flores, onde o bairro Nova Contagem está situado, não conta com equipamentos culturais. A circulação, a propósito, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo – Contagem.

“A dinâmica deste projeto é envolvente e brincante, o que tira as crianças do lugar comum da sala de aula, estimulando a imaginação e despertando nelas o interesse pelo teatro, pela leitura e pela contação de histórias, que é uma forma de expressão e de crescimento pessoal.”

Shirley Rodriguez

A escolha de Shirley Rodriguez pelo bairro Nova Contagem, que fica no município de Contagem, bem no rumo da cidade de Esmeraldas (MG), não foi aleatória. O local marcou a trajetória dela enquanto cidadã e artista.

“É importante dizer que morei um tempo em Nova Contagem e já trabalhei em uma das escolas que vai receber a apresentação. Então, este é um momento muito especial para mim, tanto a nível profissional quanto pessoal.”

Shirley Rodriguez


Cultura na Periferia

Durante as apresentações do “Histórias Que Me Contaram”, Shirley Rodriguez estará acompanhada de Rafael Fersan, músico e professor que levará sonoridade à montagem. Sob a direção de Carlos Henrique, do Grupo Trama de Teatro, a dupla mostrará no ambiente escolar uma adaptação do conto “A Semente da Verdade”, que aborda os temas:

  • Ética
  • Honestidade
  • Verdade

De acordo com Shirley, que também está envolvida com o próximo disco do Afeto Música, as apresentações do espetáculo vão transformar a rotina das três escolas escolhidas para acolher o projeto, levando entretenimento, educação e estimulando a criatividade das crianças de 6 a 9 anos por meio da cultura na periferia.

“Penso que dizer sobre a importância de sonhar e do respeito consigo e com o outro são temas cruciais para a formação do indivíduo e precisam ser temas recorrentes.“

Shirley Rodriguez

Partindo do conto oriental “A Semente da Verdade”, escrito por Patrícia Engel Secco, “Histórias Que Me Contaram” tem em cena dois andarilhos, que vivem em busca de recolher e contar histórias. Depois de muito caminhar, eles chegam até o local ideal para ‘plantar’ mais uma história e, a partir daí, criam uma versão do conto, com um menino chamado Pedro e uma soberana, que procura um herdeiro para cuidar de modo justo do povo.


Oficinas Gratuitas

Além das apresentações, que terão 40 minutos de duração e seguirão o formato palco/plateia, o projeto “Histórias Que Me Contaram” terá ainda a oficina “Livro Minuto”, que será oferecida aos estudantes do 4° ano.

A atividade busca estimular nas crianças o desejo de criar e registrar suas próprias histórias, incentivando a leitura, a escrita e o ato de contar histórias. Durante a atividade, haverá a produção do pequeno livro, que será feito a partir de dobraduras. Para Shirley, o impacto desse projeto vai além do entretenimento.

“Espero que as apresentações e oficinas criem um momento extracotidiano no ambiente escolar, um encontro de histórias e afetos que criem sementes positivas na formação dos pequenos.”

Shirley Rodriguez

Saiba mais detalhes sobre as ações de Shirley Rodriguez no perfil @afetogrupo. Para saber tudo o que acontece em Contagem, basta acessar a aba “Contagem” no site do Trem Pra Fazer.

   

COMENTÁRIOS