Agenda | 13 de maio de 2024

Aprenda a andar de bike: projeto Dê um Rolê segue até novembro

por

Oficinas gratuitas acontecem em Contagem e Betim, ambas cidades da região metropolitana de BH

 
 

Se você sempre sonhou em pedalar pela cidade, ou até mesmo fazer uma trilha de bicicleta, o seu momento chegou: aprenda a andar de bike com o Dê um Rolê, projeto de mobilidade e sustentabilidade da Move Cultura. As oficinas gratuitas acontecem sempre em Betim e Contagem e vão seguir até novembro de 2024. Veja os locais:

  • 📍 Betim: Complexo Esportivo Ricardo Medioli (rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis)
  • 📍 Contagem: Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 1722, Eldorado – Contagem)

Acessível para todos os públicos e idades, o projeto Dê um Rolê, que existe desde 2019, ensina a população a pedalar, orienta os novos ciclistas quanto aos pequenos ajustes na bike e ainda tem a missão de incentivar o uso das bicicletas como meio de locomoção nos centros urbanos, potencializando assim o esporte e o lazer. A atividade é gratuita:

➡️ Faça sua inscrição aqui!

As próximas oficinas do Dê um Rolê, incluindo a que traz à máxima “aprenda a andar de bike”, vão acontecer nos dias 18 e 19 de maio, entre 9h e 12h. Na ocasião, o público poderá fazer a aula de “Mecânica Básica para Bicicletas”, além de participara da atividade “Aprendendo a Pedalar”, que já ensinou dezenas e mais dezenas de pessoas a pedalar.

“Aprender a pedalar foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida. Eu sempre quis andar de bike, era um sonho de muito tempo.”

Thaís Chisnado, de 38 anos, aluna do Dê um Rolê

O Dê um Rolê, que faz parte da seleção de eventos gratuitos em Contagem, tem como base a metodologia do Bike Anjo, iniciativa reconhecida em todo o país por ensinar a população a andar de bicicleta e incentivar o esporte.

“O maior desafio para o instrutor é criar um ambiente seguro e confiável, desenvolvendo uma relação com o aluno para que ele possa se desafiar e desfrutar da aula. A gente acredita e foca muita atenção na acolhida, buscando entender qual é a história do aluno com a bicicleta.”

Brunner Lucas, coordenador do projeto

Desde que foi criado pela Move Cultura, a princípio como um seminário sobre mobilidade urbana, o projeto Dê um Rolê vem fazendo história. Em 2024, após um hiato, a iniciativa foi estendida para o território de Betim, deixando de ser realizada apenas em Contagem. A temporada deste ano teve início em fevereiro e seguirá até o fim do ano. Confira as próximas datas:

  • MAIO: 18 e 19
  • JUNHO: 8 e 9
  • JULHO: 13 e 14 
  • AGOSTO: 17 e 18
  • SETEMBRO: 14 e 15
  • OUTUBRO: 12 e 13
  • NOVEMBRO: 9 e 10

FOTO JOÃO DE MATTOS/MOVE CULTURA

Onde Aprender a Pedalar? Oficina do projeto Dê um Rolê - Aprenda a Andar de Bike

APRENDA A ANDAR DE BIKE

Para além da prática esportiva e do lazer, você sabe o motivo pelo qual é bom que você aprenda a andar de bike? De acordo com o Censo 2022, cerca de 5 milhões de pessoas habitam nas 34 cidades que formam a Região Metropolitana de BH. E esses municípios, incluindo Contagem e Betim, enfrentam desafios enormes de mobilidade urbana.

“Estamos em um momento em que as pessoas têm a necessidade de ampliar as opções de transporte e, ao mesmo tempo, buscam adotar hábitos mais saudáveis dentro da própria cidade. E andar de bicicleta proporciona tudo isso.”

Rafael Aquino, cientista social e diretor executivo da Move Cultura

Na pista desde 2019, o Dê um Rolê tem como missão também fomentar o pensamento crítico, mostrando que a bike é mais do que uma alternativa: ela é comprovadamente um meio de transporte limpo e sustentável.

“Porém, para garantir a segurança dos ciclistas, a infraestrutura das cidades ainda precisa melhorar muito, porque o desenho urbano da maioria delas foi definido para priorizar os carros.”

Rafael Aquino, cientista social e diretor executivo da Move Cultura

A temporada 2024 do projeto Dê um Rolê é patrocinada pela CNH Industrial e Minas Ligas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Contagem e também com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Betim. As duas prefeituras têm dado suporte.

   

COMENTÁRIOS