7º Encontro de Ogans e Raiz: Uberaba respira cultura afro
por Trem Pra FazerEvento com a entrada franca será realizado de 17 a 19 de outubro
O 7º Encontro de Ogans e Raiz, um dos eventos mais emblemáticos de Minas Gerais, será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, em diversos locais de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A entrada é 100% gratuita, e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.
Com o tema “Funções, Nações e Toques”, o evento tem como missão resgatar memórias e valorizar a história e a cultura afro-brasileira. Por isso, uma intensa programação foi preparada para os três dias do encontro.
Realizado pela Associação Mineira de Clubes Sociais Negros, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, o 7º Encontro de Ogans e Raiz é uma celebração das mais diferentes denominações de religiões de matriz africana, como umbanda, candomblé e quimbanda, tendo como foco principal a figura dos Ogans.
Com o apoio da Tenda de Umbanda Zé Baiano, do Conselho Municipal da Igualdade Racial e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, o evento contará com a presença de especialistas em registro de patrimônio cultural, pais e mães de santo, influenciadores e artistas que possuem a matriz afro-brasileira como base do trabalho.
Para Ivan Urias, presidente da Associação de Ogans e um dos organizadores do evento, o 7º Encontro de Ogans e Raiz será potente. “Nossa ideia sempre foi celebrar os nossos e demarcar um espaço seguro, de acolhimento, aprendizado, manutenção das tradições e de festa. Hoje vemos que atingimos esse objetivo não só com as comunidades de matriz africana em Uberaba e região, mas viramos uma referência para pessoas de várias regiões do país”, conta ele.
Desde setembro, como parte de um trabalho de alcance do encontro, são realizadas oficinas temáticas de história e de moda africana com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Uberaba. O resultado das formações será apresentado no Encontro.
“Além de motivo de orgulho, sabemos que isso contribui como uma ação social e política de demonstrar que resistimos ao preconceito, unidos, festejando, aprendendo e estando abertos às famílias e todos os públicos que vierem com respeito e coração aberto.”
Ivan Urias, presidente da Associação de Ogans
OGANS
Responsáveis pela harmonia e condução dos rituais de terreiro, os Ogans são autoridades na hierarquia das religiões afro. Cabe a eles a função de gerir a percussão (tocar os atabaques, agogôs, caxixis, ganzás e maracás) e entoar os cânticos para a evocação dos orixás. No candomblé, os Ogans são os Alabês, também conhecidos como Cambondo, em nações de Angola e Congo.
SERVIÇO
7º ENCONTRO DE TOCA E OGANS
Entrada Gratuita, mediante A doação de 1kg de alimento não perecíveL
17/10 (sexta-feira)
Local: Escola Municipal Monteiro Lobato
Horário: 18h às 22h
18/10 (sábado)
Local: Chácara Meirilaudo
Horário: 8h às 22h
19/10 (domingo)
Local: Chácara Meirilaudo
Horário: 14h às 20h
Além das atrações em Contagem, há vários eventos animando a cidade de Belo Horizonte no mês de outubro. O site Trem Pra Fazer fez uma seleção especial para os leitores e para as leitoras. Veja o que vem por aí.