Agenda | 18 de julho de 2024

Violência contra a mulher é tema do ato ‘Entre a Pele e a Palavra’

por

Último ato da performance de Eugênia França será no dia 27 de julho, no Eldorado

 
 

Denunciando o alto índice de violência contra a mulher, principalmente a violência doméstica, o terceiro ato da performance “Entre a Pele e a Palavra”, de Eugênia França, acontece no dia 27 de julho, entre 9h e 17h, na icônica Praça Nossa Senhora da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem. A participação do público na ação é gratuita.

A intervenção, em que a renomada artista plástica carimba metros e mais metros de tecido branco com 30 QR Codes, tem como viés encorajar mulheres vítimas de violência a buscarem ajuda e a denunciarem os agressores. Cada um dos códigos gravados no tecido leva o público para uma interface de contestação, como pinturas, cartas e vídeos.

“Espero fechar este ciclo com chave de ouro e que eu consiga cumprir o meu propósito, que é o de aproximar a arte da população e inserir a cultura em espaços periféricos da cidade.”

Eugênia França

Ao marcar o tecido com os carimbos, Eugênia traz à tona a maneira como os corpos femininos são marcados pela violência. Desde o primeiro ato, nos pés da Matriz de São Gonçalo, a artista já carimbou cerca de 40 metros. A partir do dia 27, ela vai passar 365 dias seguidos usando roupas confeccionadas com o pano carimbado.

Violência Evento gratuito em Contagem - Entre a pele e a Palavra

“No dia da performance, eu já estarei usando uma roupa confeccionada por esse tecido e, pouco antes do início, vou andar pelas ruas do bairro instigando a curiosidade das pessoas e questioná-las um pouco, porque esse é o papel do artista”.

Eugênia França


COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Circulando desde maio, conforme destacado pelo Trem Pra Fazer, “Entre a Pele e a Palavra” passou pelo Centro de Contagem e por Nova Contagem. Para Eugênia, cada ato foi positivo e gerou impacto na vida do público.

“As pessoas não estão habituadas com performances, mas foi interessante, porque muitas se aproximaram, tiveram curiosidade e se interessaram. A troca foi muito boa e também ouvi relatos e experiências de pessoas que compareceram e que venceram essa barreira”.

Eugênia França

Durante a performance, Eugênia disponibiliza cartões-postais com imagens das pinturas que integram a série “Em Nome das Rosas” e com o QR Code da videoarte “Entre a Pele e a Palavra”. Esses cards trazem ainda informações sobre os locais de atendimento à mulher vítima de violência. Os processos da ação estão no perfil (@eugeniafrancaart).

A performance “Entre a Pele e a Palavra” é o desdobramento das pesquisas de Eugênia, que em 2020 apresentou uma série de 250 pinturas retratando mulheres vítimas de violência. As performances contam com o aporte financeiro do edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

“Entre a Pele e a Palavra”
27/07/2024 – entre 9h e 17h
Praça Nossa Sra. da Glória – Eldorado – Contagem
Mais informações: @eugeniafrancaart

   

COMENTÁRIOS